Weby shortcut
ASCOM - Regional Jataí
UFG
Twitter
Facebook
YouTube
Instagram
Engenharia

Alunos do curso de Engenharia Florestal da UFG/Jataí participam da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

Por Pedro Ulisses Gibson Vilela. Criada em 17/11/16 14:21. Atualizada em 17/11/16 14:22.

   A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da UFG é uma competição que tem como objetivo ampliar a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica. É realizada por meio do CEI da Universidade Federal de Goiás das Regionais Catalão, Jataí e Goiânia e dos Centros de Empreendedorismos Athenas e Beetech.

   Segundo Francis Pimenta de Faria, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG Regional Jataí, a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário é uma ação promovida pela UFG e possui uma categoria social, na qual os alunos devem encontrar um problema no município e melhorá-lo com ações sustentáveis. Em Jataí, três projetos foram inscritos para participar da OEU.

   Neste ano, será realizada a 3ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU). Nos últimos dois anos, a OEU conseguiu mobilizar estudantes de todas as regionais da UFG. Ao todo, foram 75 projetos que cumpriram as etapas de seleção com treinamentos e que resultaram na elaboração de modelos de negócios e planos de ação.

   Em todas as edições já realizadas, as três iniciativas com melhor pontuação ganharam vaga de pré-incubação e vagas em cursos de empreendedorismo. Além disso, as equipes vencedoras participaram do evento Campus PartyTM, considerado um dos maiores no setor de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo.

   Tal competição é composta por duas categorias, sendo uma relacionada ao empreendedorismo de negócios, na qual os participantes têm suas ideias de negócios com fins lucrativos e empreendedorismo social, em que os participantes produzem uma ação de cunho social. Todos os estudantes de graduação ou pós-graduação devidamente matriculados na UFG podem participar da Olimpíada. As equipes formadas devem conter de 2 a 5 membros.

   Em Jataí, quatro alunos do curso de Engenharia Florestal elaboraram o projeto social chamado “Adote uma árvore”, que tem como objetivo realizar a arborização de praças com a participação da comunidade, tornando o ambiente mais agradável. Segundo Mara Sílvia, moradora do setor Dom Abel, a iniciativa dos estudantes é interessante, pois trata-se de uma ação que terá frutos no futuro, já que todos poderão usufruir de um ambiente com mais sombra e bem estar.

   A equipe responsável por este projeto é composta pelos alunos Diego Aguirre Muller Costa, Francisco Costa Júnior, Gustavo Luz Ferreira e Frederico de Assis Leal. Segundo Diego, aluno do 10º período de Engenharia Florestal, o projeto criado por eles “Adote uma árvore” se encaixa na categoria social da Olímpiada de Empreendedorismo Universitário. Primeiramente, eles convidaram a comunidade e vizinhança próxima à praça do setor Dom Abel para adotarem um muda. Feito isso, eles instruíram as pessoas em como plantar a árvore, assim como, assinarem um termo de adoção, no qual está explícito o que deve ser feito durante um ano em relação aos cuidados com a muda. Entre as espécies ofertadas estão Jacarandá, Ipê e Quaresmeira, as quais são específicas para arborização urbana.

Fonte : Panorama

Categorias : clipping

Listar Todas Voltar