Marca Institucional

Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 03/11/15 17:19.

Conheça e faça download da marca

No ano de 2006, a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Resolução n. 17/2006 do Conselho Universitário da UFG (Consuni), instituiu o concurso “Redesign da logomarca da UFG”, publicado no Edital n. 31/2006.

O concurso teve como vencedora a proposta elaborada pela designer pernambucana Ana Paula Mattos Dias Paes Barreto, que recebeu como prêmio a quantia de dez mil reais, entregue durante as comemorações do 46º aniversário da UFG.

A marca da UFG

A nova marca escolhida para representar a Universidade Federal de Goiás (UFG) atualiza a marca institucional histórica e traça uma ponte entre a memória e a renovação, preservando o conceito estrutural do primeiro “escudo” e dando-lhe desdobramentos condizentes com as necessidades plásticas e comunicacionais do presente. Ela reflete e representa a realidade da UFG, expressando as diferenças e a interdependência, como uma colmeia abstrata, formada pela conjunção de seis unidades hexagonais de cor azul, de diferentes dimensões, com distintos espaçamentos entre si, gravitando em torno de um centro hexagonal vazio. Na composição da colmeia, sem contornos naturalistas, os elementos adquirem um aspecto simbólico polissêmico, representando as várias áreas da ciência. A cor azul reforça o sentido da universalidade da ciência. As diferentes dimensões dos hexágonos aludem aos processos de crescimento e surgimento de novas unidades. O dinamismo traduz a potencialidade de expansão da UFG, os caminhos que levam à universidade ou que saem dela. Em suma, a marca passa a ideia de centralização, conjugada com o respeito à liberdade de ser como se é.

A universidade está representada pelo hexágono central, que é formado pelos seis hexágonos que o rodeiam. Apresenta-se como uma forma vazia, mas, na realidade, é plena do conceito que se quer alcançar: se os hexágonos azuis forem retirados, o hexágono central desaparece. Ou seja, sem as ciências, a universidade não existe; e, sem ela no centro, as ciências não se desenvolvem.

A facilidade de leitura e de assimilação e sua aplicabilidade são as principais vantagens da marca. Ela é sintética, qualidade que permite a apreensão, mesmo que seja em grande velocidade. É dinâmica e em expansão, de acordo com a realidade atual da própria UFG.

Além disso, os elementos conceituais que indiciam a tradição – a colmeia, a cor azul e as iniciais da UFG – surgem transformados por uma roupagem contemporânea.

Todas são qualidades formais e semânticas constitutivas da pregnância da marca. E isso a torna capaz de penetrar o imaginário visual coletivo e de mostrar a Universidade Federal de Goiás como uma instituição aberta, compromissada com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Para saber mais sobre a logomarca da Universidade Federal de Goiás, clique aqui e conheça o manual.

Related Files Size Archive Fingerprint
Logo. Regional Jataí 29 Kb 30ac64171d694860ca502e1f513c4900