OEU

Alunos do curso de Psicologia da UFG/Jataí participam da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

Por Pedro Ulisses Gibson Vilela. Em 08/11/16 14:52.

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da UFG é uma competição que tem como objetivo ampliar a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica. É realizada por meio do CEI da Universidade Federal de Goiás das Regionais Catalão, Jataí e Goiânia e dos Centros de Empreendedorismos Athenas e Beetech.

Segundo Francis Pimenta de Faria, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG Regional Jataí, a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário é uma ação promovida pela UFG e possui uma categoria social, na qual os alunos devem encontrar um problema no município e melhorá-lo com ações sustentáveis. Em Jataí, três projetos foram inscritos para participar da OEU.

Neste ano, será realizada a 3ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU). Nos últimos dois anos, a OEU conseguiu mobilizar estudantes de todas as regionais da UFG. Ao todo, foram 75 projetos que cumpriram as etapas de seleção com treinamentos e que resultaram na elaboração de modelos de negócios e planos de ação.

Em todas as edições já realizadas, as três iniciativas com melhor pontuação ganharam vaga de pré-incubação e vagas em cursos de empreendedorismo. Além disso, as equipes vencedoras participaram do evento Campus PartyTM, considerado um dos maiores no setor de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo.

Tal competição é composta por duas categorias, sendo uma relacionada ao empreendedorismo de negócios, na qual os participantes têm suas ideias de negócios com fins lucrativos e empreendedorismo social, em que os participantes produzem uma ação de cunho social. Todos os estudantes de graduação ou pós-graduação devidamente matriculados na UFG podem participar da Olimpíada. As equipes formadas devem conter de 2 a 5 membros.

Em Jataí, quatro alunos do 6º período do curso de Psicologia da UFG elaboraram o projeto “Brincar e Realidade”, por meio do qual revitalizaram o pátio da escola Caminho da Luz utilizando brinquedos recicláveis. De acordo com Georgea Carneiro, diretora deste colégio, foi com grande felicidade que recebeu a notícia da escolha do Caminho da Luz para participar deste projeto da OEU, o qual revitalizou espaços dentro da escola e garantiu mais sustentabilidade ao ambiente.

A equipe responsável por este projeto é composta pelos alunos Tainara Pascoaleto, Carolina Cazarotto, Iasser Shihadeh e Jidleiny Gomes. Segundo Tainara, a escolha da revitalização do pátio da escola Caminho da Luz foi por conta do impacto social que isto geraria. Ainda de acordo com a acadêmica, eles tiveram dez dias para revitalizar todo o espaço utilizando materiais sustentáveis, assim como, elaborando brinquedos com estes mesmos materiais.

Fonte: Panorama

Categorias: clipping