Identidade Visual

A MARCA UFJ

A marca UFJ é um ativo intangível da Universidade que deve ser utilizado de forma criteriosa, obedecendo-se as orientações e especificações técnicas, visando à sua preservação, bem como à manutenção de sua integridade e consistência.

Para tanto, seu uso na UFJ é regulado pela Resolução XX, de 27 de junho de 2024. O documento deve ser conhecido por todos aqueles/as que utilizem a identidade visual institucional para que o façam mediados pelas boas práticas e respeito às norma de uso.

Resolução (em breve)

MANUAL DE USO DE MARCA

Uma marca, assim como a sua identidade visual, é a forma como uma instituição é representada para a sociedade. Para que haja uma comunicação correta a seu respeito, é importante que se preze pela sua adequada reprodução e pela preservação de todos os elementos que a compõem.

Dessa maneira, o Manual de Identidade Visual tem como objetivo, estabelecer parâmetros em vista de se organizar as informações sobre a identidade visual, garantindo assim à sua aplicação em meios diversos, legibilidade, visibilidade e reconhecimento.

Para isso, apresenta-se a seguir, organização e normatização técnica de uso, padrão cromático, gráfico e tipográfico, além do estabelecimento das proporções e hierarquias entre seus elementos, a fim de homogeneizar sua utilização em peças gráficas.

Este manual deve ser consultado antes da criação de peças publicitárias ou de qualquer documento de divulgação de eventos e produtos relacionados à Universidade Federal de Jataí (UFJ). Ele fornece diretrizes sobre quais cores utilizar, como aplicar o logotipo, que tipografia empregar, entre outros detalhes. Os objetivos do manual incluem:

• Garantir uma comunicação precisa com o público-alvo;
  • Assegurar a correta aplicação dos elementos visuais da marca;
  • Manter a padronização em qualquer campanha e/ou documentação oficial;
  • Transmitir informações exatas em campanhas terceirizadas;
  • Reduzir a ocorrência de erros.

A adesão ao padrão institucional de comunicação visa consolidar o uso adequado da identidade de marca da universidade, garantindo a eficiente transmissão da mensagem e dos símbolos institucionais. É possível consultar e fazer o download do documento no endereço eletrônico abaixo:

Manual de Identidade Visual

ASSINATURA VISUAL UFJ

O pacote de arquivos abaixo disponível para download contém as possíveis variações para o uso da Assinatura Visual da UFJ conforme instruções contidas no Manual de Identidade Visual.

Assinaturas visuais

ASSINATURAS CONJUNTAS
Unidades/Órgãos

Com o objetivo de fortalecer a nova marca institucional e padronizar a comunicação visual da universidade, foi definido um modelo de apresentação para as unidades acadêmicas e administrativas que deve ser seguido. Esta iniciativa busca reforçar os símbolos e a marca UFJ entre a comunidade universitária, unificar a comunicação com a sociedade civil e conferir coerência e sintonia entre as diferentes unidades institucionais.

Dependendo da natureza da comunicação, a unidade administrativa ou acadêmica poderá optar pela utilização do logotipo da UFJ em vez do nome da unidade.

Em breve serão disponibilizadas aqui as versões para todas as unidades/órgãos. As assinaturas para laboratórios, coordenações, projetos, entre outros deverão ser solicitadas à Secom através do endereço https://ossecom.ufj.edu.br/