pinheiros

Corte de pinheiros do Campus Riachuelo da UFG / Regional Jataí começará neste sábado (18)

Por Pedro Ulisses Gibson Vilela. Em 17/03/17 14:17.
A UFG Regional Jataí informou que dará início neste sábado (18) ao corte e retirada dos pinheiros localizados no Campus Riachuelo. O motivo dessa retirada seria, segundo a universidade, por conta do risco que estas árvores causam à comunidade.

Ainda de acordo com a UFG, os pinheiros serão substituídos por árvores nativas, as quais ajudarão a divulgar a diversidade florestal do cerrado. Os pinheiros foram plantados por volta dos anos 80 no início da universidade e possuem mais de 30 metros de altura. Segundo o diretor da UFG Jataí, professor Alessandro Martins, estas árvores faziam parte de um projeto de arborização inicial da UFG, porém, atualmente, observa-se que não são adequadas, tendo inclusive laudos técnicos que comprovam isso. Como o novo Plano de Arborização já está pronto, após esta retirada serão plantadas 3 árvores nativas para cada pinheiro cortado.

A retirada dos pinheiros tem gerado polêmica na cidade, isso porque grande parte da população é contrária ao corte, afirmando que estas árvores fazem parte da identidade da universidade e da própria cidade, além de proporcionarem sombra e embelezamento do local.

Por outro lado, muitas pessoas são favoráveis ao corte, justificando que os pinheiros representam risco à comunidade por conta da idade e da altura. Foi criado inclusive um abaixo assinado pelos moradores residentes no entorno do Campus Riachuelo direcionado ao diretor da UFG solicitando providências quanto a estas árvores, já que eles as consideram frágeis perante as adversidades naturais e por isso, podem cair provocando acidentes. No abaixo assinado citaram um acidente ocorrido no dia 18/11/2015 quando um dos pinheiros caiu e provocou danos materiais em uma das casas da região.

O assunto está sendo bastante debatido também nas redes sociais, dividindo opiniões contrárias e favoráveis e até o momento, a posição da UFG é pela retirada dos pinheiros.

Fonte: Panorama

Categorias: clipping