Assinatura Secom UFJ
jatainews12-14

Mastectomia - Equipe da UFG em Jataí cria jogo de reabilitação para pacientes com câncer de mama

Por Secom UFJ. Em 16/12/14 15:52.

Reportagem (texto) publicada pelo blog JataiNews

Um trabalho de conclusão de curso desenvolvido na Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás tem como objetivo criar um jogo para auxiliar pacientes que adquiriram dificuldades para realizar o movimento dos membros superiores após a mastectomia, cirurgia de retirada parcial ou total da mama.

jatainews12-14

A realização de fisioterapia é fundamental nesses casos, no entanto, o processo ainda é problemático, pois, além de sentirem dor, os pacientes encontram baixa motivação para continuar o tratamento, que é caracterizado por movimentos repetitivos. Muitas vezes, estes pacientes - que podem ser mulheres ou homens - acabam abandonando as sessões sem se recuperar.

Nesse sentido, o objetivo do projeto desenvolvido pelo acadêmico Renan Vinicius Aranha, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Wagner de Souza Ribeiro e da Profa. Clarissa Avelino Xavier de Camargo, do curso de Ciências da Computação, é unir as tecnologias de realidade virtual e interação natural para criar um jogo que auxilie este processo ao propiciar formas atrativas de se realizar os procedimentos de reabilitação motora. 

No jogo, o paciente ganha pontos conforme realiza as posições corretamente. O fisioterapeuta pode, por exemplo, controlar o nível de dificuldade e o tempo em que o paciente deverá permanecer em uma determinada posição, além da quantidade de vezes que o usuário deverá repetir um exercício.

Para capturar os movimentos do paciente, o sistema utiliza o sensor de movimentos Kinect, criado inicialmente para o videogame XBOX 360, da Microsoft. A aplicação, no entanto, é executada em computadores, o que a torna de baixo custo, considerando que o preço do Kinect está em torno de R$ 250. Portanto, maior é a chance de utilização do jogo em clínicas de reabilitação.

A pesquisa já foi apresentada em dois congressos nacionais, sendo eles o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), realizado na cidade de Porto Alegre - RS, e o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), realizado na cidade de Marília - SP, e a monografia será defendida no início do mês de dezembro.

Fonte: http://jatainews.blogspot.com.br/2014/11/mastectomia-equipe-da-ufg-em-jatai-cria.html

Categorias: clipping