Goiano apresenta projeto no principal evento de realidade virtual do mundo
O projeto considerado inovador foi selecionado para integrar a programação da IEEE Virtual Reality – a maior conferência sobre realidade virtual do mundo que ocorre até quarta-feira (23/03). Os principais acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área estarão na conferência e participarão de discussões sobre realidade virtual, realidade aumentada e interfaces de usuário 3D.
O projeto de Giancarlo Fleuri também é seu trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), regional Jataí (GO), sob a orientação do professor doutor Marcos Wagner de Souza Ribeiro. A proposta é o desenvolvimento de um serious game (jogo sério) imersivo para auxiliar no processo de aprendizado de indivíduos disléxicos e discalcúlicos.
A escolha da realidade virtual como principal tecnologia tem como objetivo melhorar a concentração visual e auditiva destas pessoas, pois as distrações presentes no ambiente real podem comprometer a efetividade do tratamento durante a realização das atividades de aprendizado. A combinação dessa tecnologia com os conceitos de jogos sérios visa também aumentar o nível de motivação e efetividade da aplicação, uma vez que estes jogos promovem o aprendizado e não somente o entretenimento como nos jogos tradicionais. Além disso, o jogo fará uso do Google Cardboard como dispositivo para visualização devido ao seu baixo custo e alta portabilidade (Android, IOS e Windows Phone).
"Levando em consideração que estamos no processo de avaliação do protótipo, esta é uma oportunidade única para expor, avaliar e validar o projeto. Uma vez que os aspectos relacionados a interface, usabilidade e interação forem avaliados, estaremos prontos para avaliar o ponto de vista psicopedagógico e lançar o primeiro jogo sério do mundo com este propósito para o Google Cardboard", esclarece Fleuri.
A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (FUNTEC) é uma das apoiadoras deste projeto e, por isto, é uma das financiadoras da viagem de Giancarlo Fleuri. “Acreditamos que as ideias inovadoras devem receber estímulo e apoio para que se solidifiquem no mercado e também inspirem outros empreendedores. Uma nova cultura da inovação se instaura em todo o Estado”, afirma Lázaro Eurípedes, Presidente da FUNTEC.
Fonte: FUNTEC - Fundação de Desenvolvimento de Técnópolis
Categorias: clipping