Assinatura Secom UFJ

Inaugurações

É o momento destinado a entregar à sociedade ou a um grupo específico um novo espaço/local pronto para ser utilizado. Inclui homenagens, descerramento de placas e corte da fita inaugural.

Planejamento e organização de cerimônias de inauguração na UFJ:

Pré-evento

•  Verificar com o diretor do órgão ou unidade acadêmica a data, o horário e o local do evento. Ter cautela para que o evento não fique próximo a outros eventos importantes da UFJ;

• Assegurar-se disponibilidade do local do evento para a data escolhida e verificar de perto as características do espaço (se o local é aberto, de boa acessibilidade, com estacionamento, se há espaço para o serviço de alimentação, quantidade suficiente de cadeiras para convidados, dentre outros aspectos conforme a programação do evento);

• Fiscalizar a limpeza e organização do local a ser inaugurado (importante: a inauguração é uma apresentação pública de um espaço pronto para ser utilizado. Portanto, não se inaugura um local em andamento. Nesse caso, denominamos o evento como "Lançamento" ou "apresentação de um projeto", com visita às obras);
  • Caso o local a ser inaugurado receba o nome de alguma autoridade ou ex-professor da UFJ, consultar as especificações da lei LEI Nº 6.454, DE 24 DE OUTUBRO DE 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras serviços e monumentos públicos, e dá outras providências. Além disso, informar a data, local e horário do evento a um representante do homenageado.

Disponibilidade do Reitor e equipe de cerimonial

•  Agendar o evento junto ao Gabinete da UFJ (3606-8202);
  •  Entrar em contato com a equipe da Assessoria de Comunicação da UFJ e agendar o evento.

Cerimonial

• Confirmar com a equipe da Ascom a estrutura necessária para o serviço (púlpito, microfones, mesa diretiva, dentre outros);
  • Informar a equipe o tamanho da placa para providenciarem os tecidos;
  • Alinhar as informações do evento para elaboração do roteiro de cerimonial.

Placa de Inauguração

• Demandar a arte da placa para equipe da Ascom;
  • Solicitar a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra /UFJ a confecção e instalação da placa de inauguração, conforme arte elaborada anteriormente. Obs.: encaminhar a arte com 10 dias úteis.

Convite

• A arte do convite será elaborada pela equipe da Ascom e enviada para o(a) diretor(a) aprovar o texto;
  • A Ascom enviará os convites, via e-mail, para: pró-reitores, diretores de Unidades Acadêmicas e órgãos da UFJ;
  • A Unidade Acadêmica/órgão deverá encaminhar o convite do evento, respeitando os prazos necessários.

Divulgação e cobertura fotográfica

• Providenciar a divulgação e a cobertura fotográfica do evento junto a Ascom com, no mínimo 10 dias de antecedência.

Fornecedores

• Detalhar serviços necessários ao evento  (alimentação, recepção, sonorização, projeção, dentre outros) e solicitar orçamentos para contratação (se necessário);
  • Entrar em contato com fornecedores escolhidos para o evento e repassar detalhes de chegada/montagem, bem como saída/desmontagem;
  • Definir, junto à equipe de sonorização, música ambiente para o evento, bem como músicas de impacto para momentos importantes da cerimônia como: assinatura do termo de posse, pronunciamentos ou homenagens.

2 dias antes do evento

• Visitar novamente o local do evento e conferir a estrutura disponível;
  • Repassar os detalhes do evento, verificando se há alterações e sugestões.

No dia do evento

• Ir ao local do evento e acompanhar a chegada e montagem dos serviços contratados, incluindo apresentação musical, se houver;
  • Repassar alterações na programação do evento à equipe responsável pelo cerimonial (no mínimo, 8 horas antes do evento).

Pós-evento

• Compreende a elaboração de Relatório Final que poderá servir como parâmetro para eventos futuros e para registro histórico das realizações da unidade acadêmica ou órgão. No relatório constam: a análise da participação do público, cópias de listas de presença, resultados de despesas e receitas, resultados obtidos com a divulgação (reunir as notícias publicadas sobre o evento), pontos positivos e negativos do evento e as fotos.

Essa etapa abrange ainda:

• Pagamento de fornecedores;
• Devolução de materiais emprestados;
• Envio de agradecimentos a convidados e autoridades.